Foto Principal

Foto Principal
Foto: Mariana de Carvalho. Oxford, Abril 2010

Oscar Wilde

Oscar Wilde de Hoje (e Sempre)

"a man who moralizes is usually a hypocrite, and a woman who moralizes is invariably plain"

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Instruções para matar formigas na cozinha

Quando se vê aquela linha formada por pequenos pontos negros subindo pelo armário e se insinuando na despensa em busca do açúcar nosso de cada dia, é inevitável a sensação de perda. Especialmente quando percebemos nosso salário desaparecendo de maneira tão prosaica, subtilmente roubado por seres tão pequenos e sem racionalidade, tal nossos fiscais da Receita.

A primeira reação é natural, a preguiça nos induz a resolver a dificuldade de uma só tacada, passando a mão do mesmo jeito que um cachorro amoroso lambe seu dono. Nada mais improdutivo. Pois formigas são como sentimentos. Deve-se ser metódico, esmagá-las com o dedo indicador uma a uma, determinada e precisamente, e não deixar nenhuma se furtar ao fatídico plec!. Concentração na tarefa é fundamental. Deve-se iniciar onde a fileira acaba, e não sendo isto possível, se por acaso ela se inscreve por linhas tortas, como Deus, começa-se onde o entendimento termina. Posto isto, o trabalho se torna mais fácil, agora é só uma questão de disciplina, e nisto está o quanto parecidas são as fomigas com os sentimentos, POIS COM DISCIPLINA MATA-SE EMOÇÕES E FORMIGAS. Atenção, aconselha-se cuidado redobrado se o caminho é feito por saúvas, ou o sentimento é por holandesas de olhos claros, pois são seres sabidamente levianos e imprevisíveis.

Findo o massacre, recomenda-se acender um cigarro e cantarolar a Nona de Beethoven em ré menor.

Adendo: O estilo deste texto é "chupado" descaradamente de um escritor muito famoso. Se um dos meus 3 leitores descobrir o livro no qual me baseei, eu enviarei um bouquet de flores ao seu endereço, em qualquer lugar do Brasil (Promoção válida até sábado dia 6 de fevereiro de 2010).

9 comentários:

Identifique-se, por favor.