Foto Principal

Foto Principal
Foto: Mariana de Carvalho. Oxford, Abril 2010

Oscar Wilde

Oscar Wilde de Hoje (e Sempre)

"a man who moralizes is usually a hypocrite, and a woman who moralizes is invariably plain"

domingo, 4 de julho de 2010

Não dá para entender tudo na vida

Sempre dediquei muito do meu tempo a extensas reflexões filosóficas em busca da Verdade. E depois destes anos todos, o único que posso afirmar com total segurança é que há fenômenos que escapam a toda compreensão humana. O que se passa na cabeça das mulheres, por exemplo.

Na verdade desisti de entendê-las quando eu tinha uns 23 anos, por aí. Na época eu arrastava asa por uma holandesa que era contraditória no jeito que me tratava. Consultei uma conselheira insuspeita, minha prima mais velha, cujo veredito foi direto e enfático: “primo, tem coisas que faço que nem eu mesma sei o porquê”.

Mas por outro lado, as mulheres também afirmam não entender os homens. E deve ser verdade, pelo tempo que gastam nos dissecando nos gestos, expressões e palavras. O que me causa espanto, porque não consigo compreender qual a dificuldade de ler seres tão básicos como os homens, dotados ao mesmo tempo de uma lógica tão óbvia e de necessidades tão simples (a saber: futebol, cerveja e sexo, com pequenas variações e acréscimos). No fundo, elas nos anseiam mais complexos do que realmente somos, pois não querem admitir que seu objeto de desejo (e de admiração, não se pode amar o que não se admira) é tão primário. Minto, há algumas que entendem como os homens pensam e agem: este tipo de mulher é chamado de “lésbica”.

Mas pelo que ouço dizer dos que reclamam, mulheres são paradoxais, confusas e às vezes irracionais. Um amigo meu chegou ao ponto de declarar: “eu só gosto de mulher porque a outra alternativa é inviável!”. Eu mesmo não me queixo. Afinal, sigo o ensinamento de mestre Bob Dylan: “não critique o que você não pode entender”. Tem dado certo.

(E pensando bem, ao final as mulheres não são tão complicadas assim. Por exemplo, a holandesa na verdade gostava da minha atenção, mas não gostava de mim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, por favor.