Sempre gostei muito de estudar dicionários, e de várias línguas, pois considero que esta é uma forma muito enriquecedora de se aprender mais sobre a vida. É paradoxal que o máximo do livresco, do literato pernóstico, da cultura inútil, que é despender tempo passeando por poeirentos depositários de palavras que ninguém usa, possa servir para ampliar a visão prática de mundo de alguém. Mas acredito que a linguagem molda o pensamento, e por sua vez as palavras moldam como vemos o mundo. Sendo assim, entender o significado do que elas dizem pode nos iluminar como apreendemos e vivemos nossa própria vida.
As minhas últimas descobertas no Zingarelli me fizeram refletir muito sobre certas palavras em italiano. Por uma razão ainda não muito clara para mim, a primeira flor do Lácio tem conceitos bastante diferentes das do português para palavras como “viril”, “cínico”e “virtude”. Talvez pelo fato de o povo italiano ter marcado em sua língua toda a herança da cultura latina, e se pensarmos bem, terem uma “civilização” tão milenar como a do japonês, por exemplo. E sem esquecer é claro, sua cultura rica e sofisticada, que nos deu o capitalismo na economia, a perspectiva na pintura e o dó-ré-mí na música. Por isso suas definições me soam mais ricas, mais sábias e mais complexas do que as do Houaiss ou do Aulete.
Mas o vocábulo italiano que me fez pensar realmente em como as palavras não apenas comunicam, mas ensinam, é justamente “comunicação”. “Communicare” em italiano pode ser “comunicar” e pode ser “comungar”, e vem do latim “commune”, que derivou também “comunhão”.
Comunicação, comungar, comunhão, comum.
Comunicação: troca de mensagens. Comunhão: estreita relação psicológica entre pessoas; sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir.
Trocar palavras é comunhão. Dois olhares que se encontram e se fixam é comunicação. Um sorriso despertar outro é comunhão. Um abraço é comunicação. Retribuir favores é comunhão.
Fazer sexo é comunicação. Fazer amor é comunhão.
Comunicou! Comungo.
ResponderExcluirGênial! Adorei! Comunicamo-nos para comungar. Você conseguiu!
ResponderExcluir