Fui perguntado por uma garota dos seus 20 e alguma coisa, qual a conclusão, nos meus 42, de se ter lido tantos livros e ter essa cultura toda. Fiquei aturdido com a simplicidade e ao mesmo tempo com a envergadura da pergunta, ainda mais feita na calçada de um boteco sábado à noite. Falei algumas vaguedades professorais que logo a decepcionaram e outros assuntos rapidamente já interessavam...a ela. Pois eu fiquei pensando.
Pensei que nunca tinha refletido sobre isso, pois esta sede sempre existiu em mim, desde sempre. Sede de saber e sede de aprender. Pensei mais um pouco e me esclareci que buscar cultura está relacionado a conhecimento, arte, gosto, curiosidade. É uma maneira de refinar o gosto, de apreciar melhor a arte e entender mais sobre a vida.
E percebi que tentar ser culto é importante para conhecermos: mais de nós mesmos, mais das pessoas à nossa volta, mais da sociedade em que vivemos. E para desenvolvermos nossa própria opinião. E para estimularmos nossa mente com desafios, interpretações, possibilidades outras. Mas a cultura também traz prazer estético, sensorial, que se adquire e se desenvolve. E é uma forma de experimentar e vivenciar o mundo, e tornar o seu desfrute uma experiência mais rica, complexa e intensa.
O conhecimento e a estética dão poder e dão prazer; poder de saber, de conhecer. E prazer de ver o mundo de diversos modos e não um só. Saber pelo saber, sem utilidade, apenas para satisfazer a curiosidade de como as coisas funcionam. E prazer de viajar por outros mundos, de experimentar outras vivências, de incorporar em si mesmo as experiências de outras gentes e outras culturas.
Pensei nisso tudo muito rápido (ou muito demorado, não sei). Então despertei e percebi que a conversa já estava em marcas de cerveja. Interrompi-os e disse a ela:
“Voltando à sua pergunta, adquirir cultura é buscar conhecimento, e esta busca não tem fim. Além disso, gosto de supor que estou no meio da minha trajetória de vida e por isso, não vou concluir nada justo agora, aos 42 do primeiro tempo”.
Naquele dia eu tive uma resposta satisfatória...a resposta que mais me interessou e me deixou feliz foi vc ter tentado me responder...essa foi a melhor resposta!!!
ResponderExcluir"Concluo que nada posso concluir" isso eu já sabia...só queria saber se um cara assim feito vc teria a inteligência de responder uma pergunta que talvez para um ignorante ou um culto sem inteligência poderia soar até ofensiva...a resposta que eu queria era qualquer uma tentativa numa boa!!!
rsrsrs....muito bom...pergunta respondida com sucesso!!!!
Gostei de "aos 42 do primeiro tempo".
ResponderExcluir